terça-feira, 1 de maio de 2007

Não me chamem de senhor!

Podem chamar de arrogantes, separatistas, militaristas, saudosistas, bairristas e provincianos. O que for. Mas no trato geral e diário, os gaúchos estão entre as pessoas mais gentis que eu já conheci. Sim, existem verdadeiras legiões que endeusam Getúlio, Brizola, Simon (tanto o árbitro Carlos Eugênio, quanto o senador Pedro). Mas quando estão entre eles na rua, o comportamento é outro.

A primeira coisa que me chamou a atenção é a fila nos pontos de ônibus, aqui denominadas paradas. Não importa a hora, o movimento, a direção. A fila existe para ser seguida. Os cobradores e motoristas normalmente estão interessados em fazer com que você chegue ao seu destino em segurança e espantosamente dão boas indicações quando pede-se uma ajuda sobre qual a parada mais próxima de onde você quer ir. Bem diferente do grunhido inteligível que cansei de ouvir em SP.

Isso me leva a outra questão. Existe uma gama de coisas que sinto falta de São Paulo (e vamos abordá-la em breve). Mas não do transporte público. Principalmente do preço, da qualidade e da relação custo benefício. "Mas SP é infinitamente maior, mais difícil de ser administrada." É, mas o fato é que Porto Alegre talvez é uma das cinco ou seis maiores capitais brasileiras e tem um sistema de transporte público realmente eficiente, e relativamente barato.

O telemarketing é outra coisa da qual não sinto falta. Até me mudar pra cá, fazia tempo que não ligava pra uma pizzaria e falava com uma pessoa e não com um robô que tinha dificuldades em entender que realmente não era necessário me chamar de "senhor" e que não fica todo confuso quando, ao desligar, agradeço e desejo boa noite. Convenhamos, não é tão difícil falar: "Obrigado, pra ti também". E faz uma diferença danada.

4 comentários:

Anônimo disse...

Bah...sou obrigado a dizer que tu tens razão. Penso que tudo isso vem da proximidade com a Pátria-Mãe, a Terra Prometida, o local sagrado onde nasceu Diego Armando.

db disse...

em breve, pagarei para ver tudo isto

Aurora Combs disse...

Meu nego, não tenho do que reclamar destas terras paulistanas. Até porque, a pizzaria daqui da esquina de casa tem uma moça muito simpática que me atende ao invés de telemarketing...se vc ainda morasse aqui, eu poderia até te indicar.
=P

Beijo!

Aurora Combs disse...

PS: quase tive um ataque aqui quando, na visualização do seu perfil, cliquei no seu email. Pensei: "será que é?", e eis que me aparece: "chacina@..."
AHHAHAHAAHAHHAHAHAHA!
Eu juro, ainda vou fazer coisa parecida...

ESTRUPO@...
DEGOLANDO@...