O tapete de gaiola ou 'porra, Agenor'
Inicialmente eu pensei em escrever um post inteiro sobre a imprensa gaudéria. Mas comecei a avaliar bem e resolvi que apenas um único texto sobre o jornalismo daqui não faria jus à grandência é à idiotia tipográfica da borda sul.
Resolvi então dividir essa humilde análise por capítulos. E por que não abrir esse assunto com o mais rasteiro dos jornais sulistas. Senhoras e senhores: O Sul! O que dizer sobre O Sul? Eles pontuam TODOS os títulos. E acho que não há mais nada a se dizer.
Ou melhor, há sim. Só não sei por onde começar. Pelo formato então: tablóide. O tapetinho de gaiola até pode enganar e parecer simpático. Mas garanto, até o folhetinho distribuído aqui no Centro é feito com mais esmero. Lembra-se dos jornais no dia 12 de setembro de 2001? Imensas fotos mostrando as Torres Gêmeas em chamas, ocupando toda a capa dos principais diários? Pois é, ao que tudo indica, O Sul acha que todo dia é 12 de setembro.
Na época das eleições a primazia brotava. Sem manchete? Não há problema: faça um mega-ultra-gráfico-master-blaster-da-galáxia-do-universo-sideral da última pesquisa divulgada pelo JN e voilà aqui está sua manchete e sua ilustração de capa. Capa inteira. Sim, um gráfico usando todo o espaço da capa.
Dentro não muda muito. Páginas e mais páginas recheadas de baboseiras requentadas. Aliás isso nem chega a ser culpa do pobre diário. Parece que a moral aqui é competição de notas: quem der mais notas vagabundas ganha. Então pra quê notícias com mais de três paragrafos?
Vamos partir então para o website do diário. Eu imagino o seguinte diálogo para o desenvolvimento da página do jornal na grande rede:
Chefe: Agenor, chega aqui, porra.
Agenor: Sim, chefe.
Chefe: Agenor, me explica de novo. Que porra você faz aqui no jornal?
Agenor: Sou copidesque, chefe.
Chefe: Mas, porra, Agenor, a gente aboliu essa merda há anos. Ninguém te demitiu não?
Agenor: Não, chefe.
Chefe: Porra, Agenor. Vou ter que te arrumar uma função.
Agenor: Sim, chefe.
Chefe: Agenor, porra, você sabe digitar?
Agenor: Sei datilografar, chefe. Vou ganhar uma Olivetti?
Chefe: Olivetti, Agenor? Porra, Agenor.
Agenor: O que, chefe?
Chefe: Agora a gente só usa computador. Porra, Agenor, comprei um monte de MSX novo.
Agenor: Desculpe, chefe.
Chefe: Porra, Agenor, você sabe o que é Internet?
Agenor: Sei, chefe. É onde a gente vota pra eliminar os BBBs.
Chefe: Agenor, porra, é isso mesmo. É o seguinte...
Agenor: Sim, chefe.
Chefe: Agenor, porra, você sabe o que é HTML?
Agenor: Não, chefe.
Chefe: Porra, Agenor, perfeito. Você vai fazer nosso site.
É tapete de gaiola, mas eu recomendo. Afinal ondem mais você vai ler coluna que abre no lugar errado e capa do jornal de quinta que fica no site até meio-dia da sexta?
2 comentários:
tem agenor pacaraio em varios lugares...
AHAHAHHAHAHAHAHA!
Adorei!
Faz mais disso?
Postar um comentário